2019/02/20 |

Cozinha moderna: O que é preciso para deixar o espaço mais bonito e funcional?

Uma cozinha atual e moderna tem tudo para valorizar o ato de receber e a decoração da sua casa ou apartamento. Afinal, uma cozinha moderna tem o equilíbrio pontual entre o estético e o funcional.

Como resultado, você esbanja o seu bom gosto decorativo para o ambiente mais delicioso da sua residência. E, ainda, agrega recursos usáveis para que o ambiente flua harmoniosamente — tanto em tráfego de pessoas quanto para o preparo de suas receitas favoritas.

Por isso, nesta dica, vamos explorar um pouco a ideia de cozinha moderna, desde o seu conceito às aplicações que podem fazer toda a diferença na sua casa. Confira!

 O que é uma cozinha moderna?

estilo de decoração moderno ele é integrador, no sentido de gerar funcionalidade ao que, até então, visava apenas o apelo estético. Com isso em mente, que lugar mais interessante para agregar ambas as qualidades do que a cozinha?

Afinal de contas, por muito tempo, a decoração desse cômodo foi deixada em segundo plano em decorrência de sua primária funcionalidade — o preparo de alimentos.

Só que hoje em dia nas novas tipologias de apartamentos a cozinha moderna pode ser integrada, por exemplo, à sala de jantar. As paredes caíram e, assim, ela se tornou um ambiente também social. Quando na casa tem um morador com dons de chef ele agradece por isso, já que ele não fica mais isolado enquanto as visitas permanecem reunidas na sala.

Que tal vermos, então, algumas dicas para tornar o ambiente mais aconchegante e capaz de garantir o bem-estar de todos os presentes?

Como modernizar a sua cozinha?

Nem só de prateleiras abertas vive o estilo diferenciado de sua cozinha moderna. A seguir, vamos ver algumas opções fáceis de acomodar na decoração predominante do seu lar.

Valorize o espaço

cozinha moderna começa pelo planejamento do seu espaço. Ou seja, o aproveitamento de cada centímetro para que a decoração seja funcional e, os recursos usados, cheios de estilo.

Não à toa, cozinhas sob medida estão tão em alta, respeitando as medidas do espaço, para que você tenha conforto e praticidade ao transitar pelo cômodo — além de valorizar a luz natural do ambiente.

Priorize um estilo decorativo

Para se apegar ao lado contemporâneo de sua decoração, privilegie-o. Deixe que as linhas retas, as cores modernas e a estabilidade funcional imperem na sua cozinha.

Do contrário, quando as pessoas tentam misturar o clássico, o contemporâneo e o atemporal, o resultado pode destoar, perdendo a personalidade que você gostaria de dar ao ambiente.

 Atente-se ao uso de cores na cozinha moderna

Já comentamos aqui sobre a importância da luz natural na cozinha. Acontece que essa é uma decisão que esbarra — e muito — na escolha estratégica de cores.

Falamos isso pois em ambientes pouco arejados e com baixa incidência de luz, a opção por uma tonalidade escura vai prejudicar ainda mais a visibilidade na cozinha. Apenas para citar um exemplo.

Portanto, é possível decidir-se por detalhes em preto, bordô, madeira, vinho ou cinza escuro, entre outras cores escuras, se a sua cozinha recebe muita luz ao longo do dia. Mas se esse não é o caso, aqui vão algumas dicas de cores que mantêm a cozinha moderna e, ainda, potencializa a visibilidade interna:

Laminados e revestimentos brancos;

Decorações em tons de verde folha;

Acessórios no tom azul-celeste;

Itens de eletrodomésticos em tom de amarelo;

Uma pitada de tons em coral também da super certo.

São algumas indicações, apenas. A decoração contemporânea acolhe bem diversos tons — dos sóbrios aos quentes —, o que permite uma boa dose de imaginação para colorir o espaço.

 

Considere a funcionalidade ao compor os pisos e as paredes

Ladrilhos e azulejos permanecem como dois dos materiais mais utilizados para a composição de pisos para cozinhas. No entanto, uma decoração moderna oferece mais possibilidades.

Por exemplo (e, especialmente, em áreas nas quais a cozinha e as salas estão integradas): o porcelanato, abrangendo todos esses cômodos, cria uma uniformidade interessante.

Além disso, é um material de fácil limpeza e que suporta bem a umidade característica de uma cozinha moderna ou clássica. Atente-se, apenas, ao tom do piso (seja em ladrilhos, azulejos ou cerâmica) por conta das eventuais manchas (como óleo) e os arranhões.

Sobre as paredes, os painéis de laminado melamínico em tom de madeira — também usáveis na composição de painéis de  varandas e outras áreas externas, porém cobertas — estão em evidência pela praticidade e apelo estético.

Mas caso você esteja em busca de algo mais versátil e com alta durabilidade, as pedras naturais ou sintéticas permanecem como opções muito atrativas.

No entanto, vale adiantar que até mesmo uma cozinha moderna pode ser agraciada com peças atemporais, como é o caso de azulejos. No custo x benefício de estética e funcionalidade, o material é um dos mais populares para a ambientação de uma cozinha.

 

Como dar versatilidade e funcionalidade à cozinha moderna?

Para finalizar, convém identificar alguns elementos que têm feito toda a diferença na decoração de uma cozinha moderna.

De utensílios a um planejamento estratégico de eletrodomésticos, confira o que mais pode ajudar nessa composição bela e funcional para o seu lar:

Use um cooktop, no lugar do tradicional fogão, este eletrodoméstico ganhou espaço na cozinha moderna, por conta da possibilidade de embutir os eletrodomésticos (o cooktop sobre a bancada e, o forno, inserido entre armários) e abrir mais espaço no ambiente;

Planeje ter sob medida uma ilha (ou penínsulas) na cozinha, elas geram uma integração maior entre a própria cozinha e a sala, assim tornando o ambiente muito mais convidativo para receber as visitas;

Super em alta também estão os puxadores lineares — que percorrem toda a extensão das portas e frentes de gavetas — possuem um arrojo que conquistaram o público. Atualmente o destaque estão para os que fazer a função de cava oculta, essas peças em perfil de alumínio trazem durabilidade e garantia superior aos móveis, também são Interessantes pois trazem um detalhe de elegância ao mobiliário;

Portas e gavetas com amortecedores, trazem conforto, evitando que eles batam com força desmedida e desnecessária. Não se esqueça das gavetas com divisórias para talheres e mantimentos, além de funcionais, são práticas e muito charmosas.

A iluminação embutida nos móveis inferiores iluminando o piso e nos móveis suspensos também são itens de destaque e tem um investimento baixo porém um enorme benefício para o uso no dia a dia.

Ou seja, existem muitas maneiras de elaborar e desenvolver uma cozinha moderna, independentemente do porte de sua casa ou apartamento.

Das opções mais simples — como uma demão de cor no cômodo — às mais complexas, você pode revolucionar o estilo, o conforto e o bem-estar que as visitas sentem ao serem recebidas no seu lar. Busque sempre o projeto com profissionais da área de arquitetura que trabalhem em parceria com uma empresa que faça seus móveis personalizados e sob medida para que você tenha o total aproveitamento do espaço e assim possa otimizar os usos e armazenamento de tudo que você precisa e sempre sonhou.

Conte com a Casa Art Móveis para dar a você o que mais busca na sua casa: seu conforto.

Casa Art, móveis planejados na sua medida.

 

INSCREVA-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS