2020/12/18 |

Arquiteto relata as tendências da decoração com móveis planejados para 2021

O ano está apenas começando e um dos assuntos mais comentados no ramo de decoração é o que será tendência no setor e em móveis planejados para 2021. Afinal, 2020 foi um ano de mudanças. Por conta da quarentena e das pessoas passarem mais tempo em suas casas, muitas optaram pela troca de móveis planejados e por uma repaginada no lar.

Pensando nisso, o arquiteto Caio Sérgio Ferreira, diretor da Casa Art Móveis Sob Medida, listou as principais tendências de decoração para o ano que está por vir e afirmou que o setor segue em constante mudança, se renovando a cada ano e com novidades que se adaptam aos hábitos dos clientes. “Além da preocupação com o conforto, praticidade e ergonomia, os designers de móveis também levam muito em conta a beleza estética, o estilo que o cliente mais gosta, os recursos disponíveis, sem deixar de lado a situação mundial em que nos encontramos”, explica Caio.

“No ano de 2020, repentinamente, os lares passaram também a ter multifunções como escritório, salas de aula, brinquedoteca, academia, salão de beleza e espaço gourmet. Sendo assim o setor da decoração foi altamente impactado positivamente, uma vez que precisou solucionar todos estes problemas com inovações e espaços multiuso, para que seus moradores se sentissem cada vez mais adaptados e confortáveis”, ressaltou.

Com base nestas necessidades, este ano de 2021 se inicia repleto de tendências para ajudar a repensar o morar e o viver no seu lar. Confira o que será tendência este ano.

ESPAÇOS DE INTEGRAÇÃO E COM MULTIFUNCIONALIDADES.

Os espaços integrados vieram sendo cada vez mais constantes ao passar do tempo, ora para aumentar a sensação espacial de pequenos espaços, ora para de fato integrar e fazer o convívio familiar cada vez mais constante. Os móveis planejados sob medida têm um papel fundamental neste propósito, visto que, quando bem pensados e em sintonia com um excelente projeto arquitetônico, propõem uma função de integrar espaços com conforto, praticidade e na grande maioria multifuncional. Proporcionando assim, um ambiente flexível e que se molde as necessidades dos moradores de acordo com o momento. É o caso dos balcões que integram sala e cozinha, com o uso de portas e gavetas e tampos sobressalentes que muitas vezes fazem a função de bancadas de refeição. Ou mesmo as estantes de sala de estar que se integram em multiuso camuflando portas de acesso ao hall intimo ou ao lavabo do imóvel e muitas vezes ainda acoplam um buffet que atende a sala de jantar ou um móvel discreto com uma TV agregada que atende a sala de TV.

ILUMINAÇÃO INTEGRADA PARA TRAZER CONFORTO E PRATICIDADE

Os designers de interiores e arquitetos apostam e muito no uso do LED integrado no mobiliário personalizado. O efeito luminotécnico que esse tipo de iluminação traz é fantástico. Na sala, as estantes com prateleiras iluminadas dão destaque aos objetos decorativos e a coleção de livros. Nos dormitórios e closets, os armários ganham iluminação em cada cabide separadamente que se acende ao abrir das portas. Nas cozinhas, o grande charme fica por conta iluminação com LED nos armários superiores da bancada que iluminam toda a área de preparo de alimentos, enquanto as gavetas também ganham destaque com iluminação interna ao abri-las, e cristaleiras com prateleiras de vidro e iluminação interna se destacam nas cozinhas modernas. Além de trazer praticidade, o LED tem baixo consumo e alta durabilidade, trazendo um perfeito custo-benefício aos usuários.

O ANO DO MENOS É MAIS NO MOBILIÁRIO

Com o confinamento vivido no ano de 2020, as pessoas passaram a refletir muito mais sobre as necessidades e sobre o que é supérfluo em nossas vidas, fazendo com que passamos a ponderar os excessos. E isso no mobiliário não é diferente, móveis pensados de acordo com a real necessidade de cada morador para fazer do lar um ambiente mais personalizado. Pensar com detalhes cada mobiliário e chegar no melhor mix dentro de um imóvel é uma tendência para 2021. O menos é mais se traduz em menos extravagância e mais praticidade, cores neutras e claras se fazem presente com o destaque na iluminação embutida e despertando assim uma sensação de paz e tranquilidade em cada ambiente, os móveis se resumem em somente o necessário e contam cada vez mais com linhas simples e retas.

ESTILO INDUSTRIAL COM O USO DE MARCENARIA E SERRALHERIA

Grande tendência na arquitetura, o uso do metalon integrado com pranchas de madeira é uma tendência que se mantém e ganha mais adeptos neste ano que se inicia. Não somente porque o estilo industrial ter a ver com o lifestyle dos centros urbanos e que traz uma pegada “cool“ para a decoração de interiores, esse estilo prioriza o aproveitamento de materiais e cria móveis multifuncionais em diversos ambientes. Estantes suspensas na cozinha com o mix de metalon e nichos em MDF é grande tendência na decoração, estantes para sala com prateleiras em MDF em tom amadeirado são destaque nos projetos dos mais renomados escritórios de arquitetura da região. A textura que representa o cimento, concreto e metal, também está disponível nas chapas de MDF presentes nos melhores projetos, chapas que representam com fidelidade o cimento, concreto, pedra e metal. São escolhas que trazem mais personalidade aos ambientes.

CORES NO MOBILIÁRIO SOB MEDIDA

Apostar em ambientes monocromáticos com móveis coloridos é uma alternativa que traz um resultado incrível para os ambientes. Com uma grande gama de cores disponíveis nas cartelas dos maiores fabricantes de chapas de madeira, que proporcionam um ambiente colorido e que será destaque dentro do lar. Cozinhas em tom de cinza com detalhes em amarelo voltam à tona e são destaque para o ano de 2021, a Pantone, empresa que dita as cores do ano, aposta na combinação cinza com amarelo para este novo ano. Os fabricantes apostam em diversos tons de cinza e essa variedade cresce quando você aposta em móveis laqueados para seus ambientes, onde as possibilidades de variações são maiores e trazem resultados incríveis. Aposte também em peças de destaque com cores na sala, como um buffet personalizado para a sala de jantar. Na varanda, a sugestão fica por conta do balcão muito utilizado nas áreas da churrasqueira gourmet, no dormitório infantil o charme fica nas estantes com nichos internos coloridos e destacados com iluminação, acomoda os brinquedos dos filhos e tem uma característica decorativa sensacional. Se o seu lar contempla um lavabo, a dica também é ousar neste ambiente. Por ser utilizado pela visita e de pouco tempo de uso, vale a pena deixa-lo sofisticado, ao revestir as paredes com painéis ripados e com espelhos que mexam com os sentidos ao acessar o ambiente. O importante é usar todas estas dicas com sabedoria e buscar o que melhor atenda a necessidade para que resulte em um lar com extremo conforto e acolhedor neste ano de 2021.

INSCREVA-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS