2020/06/19 |

Arquiteto lista seis tendências de decoração para o Inverno

Diretor da Casa Art Móveis Sob Medida, Caio Sérgio dá dicas para tornar o lar mais aconchegante na época mais fria do ano

A decoração ganha cada vez mais espaço entre as pautas a serem debatidas em programas de TV, revistas e redes sociais, além de serem escolhidas como temas centrais de jogos de smartphone ou tablets. E, consequentemente, os seus conceitos são debatidos com mais frequência.

É crescente a ideia de que a decoração deve ser equilibrada entre o charmoso e o funcional, considerando que a decoração de inverno tem tudo para trazer mais conveniência quanto ao bom gosto e o aconchego do lar.

E com a chegada do inverno, o arquiteto e diretor da Casa Art Móveis Sob Medida, Caio Sérgio Ferreira, lista seis dicas e tendências para oferecer mais aconchego e conforto para sua casa na estação mais fria do ano.

 1. PROMOVA A DECORAÇÃO DE INVERNO COM TAPETES E CORTINAS

Quer espantar e manter o frio do lado de fora de suas portas e janelas? A saída mais prática, nesse sentido, é com a instalação de cortinas pesadas, que ajudam a garantir uma sensação térmica maior no interior dos cômodos.

Entretanto, vale uma dica geral para esse tipo de composição: caso o sofá ou o jogo de cama sejam estampados, opte pelo uso de cortinas lisas. Da mesma maneira que, se os móveis da sala e quarto forem lisos, as cortinas podem pender para as estampas mais criativas.

Para isso, uma boa alternativa é colocá-las em seu quarto e sala, pois são ambientes de convívio que mais pedem por um clima intimista e caloroso. A solução é similar para o piso do lar, onde o frio parece tornar tudo mais distante dentro de casa.

Com o uso de tapetes altos e felpudos, o calor é retido com mais eficiência, deixando o contato com o solo mais agradável e atrativo — já que tapetes nunca saem de cena e muito menos para compor uma decoração de inverno.

2. TROQUE AS LAMPADAS

A iluminação também ajuda a deixar sua casa quente e aconchegante. Existem as lâmpadas dos tipos branco frio, branco neutro e branco quente. É essa última que você deve priorizar no inverno, já que ela irradia um tom amarelado que combina melhor com as estações frias.

Algumas moradias já têm iluminações primárias e secundárias nas duas tonalidades e, nesse caso, é só ligar mais uma lâmpada do que a outra. Se esse não for o seu caso, você pode manter as lâmpadas principais, mas acrescentar alguns elementos no branco quente, como luminárias de piso, arandelas e abajures. Esses elementos podem, inclusive, criar uma iluminação alternativa mais acolhedora e romântica.

Cuidado apenas para não exagerar. Essa cor de luz remete ao relaxamento e ao descanso, portanto, não é indicada para ambientes de serviço, onde as pessoas precisam de atenção, como escritório, cozinha e lavanderia. Prefira utilizá-la nos quartos e nas salas de estar e jantar.

3. AQUEÇA O AMBIENTE COM CORES MAIS FORTES

 

Calma, você não precisa pintar uma parede apenas para passar o inverno: têm muitos outros jeitos de colocar cor na sua decoração. Aproveite as mantas e almofadas, por exemplo, para utilizar cores quentes e terrosas, como laranja, vermelho queimado, caramelo e cobre.

Quadros também podem trazer cores novas para sua casa nesse inverno. Que tal comprar uma tela nova, ou trocar um quadro grande por algumas gravuras? Você pode também trocar apenas as molduras, escolhendo materiais que combinam mais com o frio, como a madeira e o cobre.

Evite os elementos de cores suaves, como verde, azul e amarelo, e prefira cores como o marrom, vermelho, areia e vinho. Use bastante tom sobre tom para misturar as cores fortes com as claras e conseguir um efeito legal. Tome cuidado para não usar somente cores escuras, pois isso pode deixar o ambiente pesado demais. Como a gente costuma manter as cortinas fechadas no período de frio, você corre o risco de deixar sua casa sombria e o ambiente pode te entristecer.

4. INVISTA EM PEÇAS DE MATERIAIS “QUENTES”

Se você quer comprar peças novas, seja uma poltrona, um banquinho para os pés ou apenas itens de decoração, escolha bem o modelo e os materiais. A madeira é quente ao toque e tem um visual mais aconchegante. Aposte em estofados fofinhos e com acabamento peludo. Troque as peças de vidro pelas de metal, principalmente o cobre.

Aposte em móveis confortáveis para relaxar: uma cadeira de balanço para a varanda, um pufe para a sala, uma chaise para o quarto. Além de aproveitar o friozinho para relaxar em todos os cantos da casa, sua decoração vai ficar muito mais acolhedora e convidativa. Se você gosta de receber amigos e família em casa, dá até para arriscar encostar o sofá no canto e encher o tapete com pufes e futons. O único problema vai ser conseguir fazer as visitas irem embora!

5. TENHA MÓVEIS EM COR DE MADEIRA

Você já pensou que pode aquecer os ambientes optando por móveis em tons amadeirados? Painéis que revestem paredes de salas e dormitórios e móveis de marcenaria com tons amadeirados são uma ótima pedida.

Esses tons de cores cumprem bem o papel de trazer aconchego através da marcenaria. Deixam um clima mais quente, confortável e acolhedor. Em ambientes frios, como cozinha, lavanderias e banheiros, você pode usar detalhes pontuais nos móveis em tons de madeira que já irá quebrar a monocromia e o aspecto frio dos móveis existentes, deixando o ambiente muito mais acolhedor.

No restante da casa, como sala e dormitórios, se você gosta de manter as paredes brancas, procure pensar em estantes, prateleiras, racks e painéis que pareçam (ou sejam) madeira. Assim, certamente o seu apartamento ficará bem aconchegante para o inverno!

6. APOSTE EM PISOS LAMINADOS OU VINÍLICOS.

Você sabia que este tipo de material tem função térmica e acústica? Isso mesmo, ao optar por aplicar um piso laminado sobre o seu piso frio existente, além de dar uma nova roupagem ao seu apartamento, você também vai aquece-lo e deixar o ambiente muito mais confortável e receptivo. A aplicação é rápida e pode ser feita em 1 dia. Já na escolha por piso vinílico, a função acústica dele á até maior, pois ele é emborrachado, trazendo mais conforto para seus usuários. Ele também tem função térmica, deixando o ambiente muito mais agradável nos dias de frio. A instalação dele é super rápida ficando entre 2 a 3 dias. Você renova o apartamento e traz conforto para os dias de inverno.

Tem dúvidas? Entre em contato com a gente e conheça mais sobre os nossos produtos que unem sofisticação e qualidade na medida certa.

Se você tem interesse na criação de um projeto sob medida para você, preencha seu cadastro aqui e um consultor de vendas irá entrar em contato com você para te dar todo o suporte.

INSCREVA-SE E RECEBA NOVIDADES EXCLUSIVAS